terça-feira, outubro 24, 2006

Lista de Blogues

Nesta mensagem iremos apresentar e descrever os blogues Galaicos.

- Calécia http://calacia.blogspot.com/ (antiga morada http://calecia.blogaliza.org/)
- Callaici http://callaici.blogspot.com/
- Celticidade http://celticidade.blogaliza.org/ Informaçom sobre História e Identidade da Gallaecia, com especial destaque à Galiza
- Etnografando com letras... http://ogalaico.blogspot.com/
- Força Nacional http://forzanacional.blogspot.com/
- Galaico e Conservador http://conservador.blogaliza.org/
- Galiza Celta http://thorberg.blogspot.com/
- Galizaria http://galizaria.blogspot.com/
- Gallaecia http://gallaeciaeuropa.blogspot.com/
- Gallaecia 411 http://gallaecia411.blogspot.com/
- Gentes do Norte http://gentesdonorte.blogspot.com/
- Legião Invicta http://legiaoinvicta.blogspot.com/
- MapaGal http://mapagal.blogspot.com/ Arquivo de mapas Galaicos
- M.R.A. Gallaecia http://mragallaecia.blogspot.com/
- Norte Independente http://paisnorte.blogspot.com/
- Nova Galiza http://novagaliza.blogspot.com/
- O acho galego http://o-acho-galego.blogspot.com/
- Pobo Galaico http://pobogalaico.wordpress.com/



18 comentários:

Al Cardoso disse...

Por pouco ainda apanhavam o meu municipio! Por la tambem temos varios exemplos da cultura Celta.

De utopias engracadas tambem se constroem mundos imaginarios!

Nao necessitamos juntar-nos aos galegos para fazer-mos um pais mais solidario, se fizer-mos uma verdadeira regionalizacao, tambem o conseguimos!

Um abraco d'Algodres.

Anónimo disse...

Isto é suposto ser o quê?

Um movimento separatista?

Galish disse...

Utopias engraçadas é o Portugal que você defende do Minho ao Algarve. Isso sim é uma utopia ou melhor uma aberração.
Se o seu municipio nao é apanhado no mapa é porque o seu municipio não é Galaico.


"Nao necessitamos juntar-nos aos galegos para fazer-mos um pais mais solidario, se fizer-mos uma verdadeira regionalizacao, tambem o conseguimos!"

Não sei se sabe, mas o norte de Portugal é Galego. O que o norte e os Galegos não necessitam é de juntar-se aos Lusitanos e Algarvios.
Os Galegos não necessitam de estar divididos em 2 países com povos diferentes (Portugal com Lusitanos e Algarvios e Espanha com Castelhanos, Bascos, Catalaes, Andaluzes, etc). O que os Galegos precisam é de ter o seu próprio país, da Corunha ao Mondego.

E este movimento não é para ser solidario com ninguem. Este movimento é para que os Galaicos possam finalmente ter o seu próprio país como no passado.

ao anonymous, se não percebe o que o movimento é, então leia os textos recomendados e olhe para o mapa. Para bom entendedor meia palavra basta.

Anónimo disse...

Boa sorte, bem que vão precisar dela...

Interessante também é o facto de estarmos a escrever em português...

E desde quando é que foram um país?
Devo ter faltado á aula de história nesse dia em que falaram desse país...

Estar ou não incluído nesse mapa disparatado não interessa nada para a questão, simplesmente porque esse mapa não existe ao não ser na vossa cabeça.

Mas que grande pancada a vossa. Hilariante. Obrigado por me fazerem rir.

Cuidado com as fisgas. Não se aleijem.

Anónimo disse...

Pancad sofreram vocês todos na escola quando vos ensinaram que o vosso país descende da antiga lusitãnia e que os lusitanos são a base do no nosso povo, os nossos antepassados.

Essa letra tamém a mim me foi imposta. Mas eu tive capacidade para saber ver as coisas de uma maneira que não a a oficial, através de pesquisas e de informação de outros historiadores que não aqueles que consideram que o nosso país foi feito pelos lusitanos e pelos árabes.

Aqui em cima, para sua informação, foram os galegos, descendentes dos celtas e dos germânicos que formaram o nosso país.

Que é, acretie!, bem diferente daquele que Lisboua quer fazer passar...

Passe bem.

Anónimo disse...

Criaram a ficticia separação romana entre a Lusitânia e a Galiza porque lhes interessa como argumento.

Engraçado como este mesmo argumento que acabam de defender - e de forma incoerente - já não interessa para o mapa, roubando territórios lusitanos à Lusitânia.

Fica espelhada a "coerência", ou melhor, a dualidade de critérios.

Viva Portugal inteiro - de Norte a Sul!

Anónimo disse...

2007 não 600 bc

Anónimo disse...

Fictícia é a Lusitãnia que defendes e que desapareceu por completo com os romanos. Se algo restava, após FORTE permanência islâmica, desapareceu. A Galiza, por seu lado, continuaou a sua história como o primeiro reino medieval após a queda do império romano. E continuou na reconquista. Por isso os territórios que dizes serem roubados os lusitanos revelam a confusão que se te vai nessa cabecinha. Esses territórios não são lusitanos. Foram colonizados pelos galegos. Eram lusitanos quando os romanos disseram que era lusitânia. Mas como isso não existe mais, até porque não existe uma cultura lusitana, são galegos. Galegos porque foram colonizados por galegos no tempo da reconquista. E são de cultura galega. E de fala galega.

Como galegos são os do Douro para cima. Até á Corunha. E sim, somos o mesmo povo, falamos a mesma língua e temos a mesma cultura e costumes. E isso é que forma uma nação!
E vocês tenhem o quê? O mito de Viriato... Por favor...

Anónimo disse...

E mais: com jeito os teus antepassados são de origem galega. E estás para aí com léria lusitana...

Anónimo disse...

anonimo excelente resposta ao templario. Penso que nao responderia melhor.

Realmente esses territorios do Douro ao Mondego estavam praticamente desertos e foram fortemente colonizados por Galegos apos a reconquista. Até a Guarda, que dizem que é Lusitana por ter nascido la Viriato (mais uma invenção historica) estava TODA deserta e foi TODA colonizada por Galegos.

O mesmo nao aconteceu a Sul do Mondego, onde ainda ficou muita mourada e alem de ter sido um pouco colonizado por Galegos foi tambem por outros povos europeus. Por isso não se pode considerar Galego os territorios a Sul do Mondego.

Dai muitos nacionalistas defenderem o Douro a Mondego como Galaico. Pode até nem estar incluido no país Galécia, mas tem de ser independente do Portugal mouro-lusitano e estar livre da mourada lusitana, para bem da identidade da região.

Saudações Identitárias e Galaicas

Anónimo disse...

E Vocês tenhem o quê? O Mito de Viriato...Por Favor..."

Pergunta o simplório em dialecto isolacionista.

TEMOS uma NAÇÂO VERDADEIRA, com 900 ANOS.

NÓs temos MITOS, HISTÓRIA, LINGUA, TRINTA e QUATRO REIS, temos POVO. tudo. Vocês não "tenhem" NADA, NAADAAAA.

No norte só resta a Pronuncia. O Padrão do Português (Lusofonia Europeia) é da lingua Oficializada e Padronizada por El-Rei D. DINIS em Lisboa (e Coimbra).

O Vosso Reino da Galiza desapareceu nos idos de 1090 e sobretudo na autonomização 1128. Mas já antes desses anos estão ligados e submetidos a Leão.

Descendo de gente a norte do Mondego. Ninguém aí vos dá trela. Podem arregimentar um ou outro a norte do Douro - mesmo assim nem 1% da População aí.

Querem territórios para criarem uma nação vossa? Invadam Leão lol. Alguém em Portugal, seja a norte do Douro ou a sul - sobretudo a sul, no coração da Antiga LUSITÂNIA - O MONDEGO - coração de uma NAÇÂO com 900 ANOS - PORTUGAL, jamais quereria deixar de ser Português para ser outra coisa qualquer inventada por uns tresloucados.

Anónimo disse...

Coimbra era Moçarabe, não Galega.

Anónimo disse...

É de facto de um ridículo inenarrável. Esta conversa de "Lusitanos" e "Galaicos" como se fossem conceiros completamente estanques, definidos e congelados no tempo é hilariante. É ainda mais triste quando foi aqui, no Norte, que nasceu Portugal, e agora deparo-me com estas asneiras. Quanto à "mourada", não deixa de ser curioso que os indicadores genéticos norte-africanos são mais fortes aqui do que no Sul (embora se devam provavelmente a origem semelhante do Cro-magnon que depois foi para África, e não de qualquer "invasão" de mouros). Enfim, nem vale a pena perder mais tempo com estas fantasias históricamente absurdas (terras "todas desertas"? Isto dá vontade de rir!). Não passam de "idiotas úteis" que regurgitam os mesmos argumentos dos Nordicistas, inventando invasões de milhões de árabes no Sul ao mesmo tempo que tentam provar a sua "pureza". Se sou identitário com orgulho, e se teho especial carinho pela Galiza, não posso - nem o povo do Norte em geral, que há 900 anos afirma não ser galego de um ponto de vista político - pactuar com estas alarvidades bacocas. Vão estudar Arqueologia e História se fizerem favor (boa parte da informação que usam é de fontes do s+eculo XIX que pouco sabiam do que falavam. Curiosamente Lusitanos e Callaeci são de um ponto de vista arqueológico próximos entre si em vários aspectos) , e preocupem-se primeiro com os milhares de extra-europeus que andam por cá antes de se começarem a chamar "utopia" e "invenção" a um país milenar. Vão ser galegos para Lugo se fizerem favor, amizade é uma coisa, união outra completamente diferente. Termos um "país como no passado"? Mais asneiras infantis, que se esquecem de que foi o próprio Norte que há séculos antes de 1143 se tinham tentando distanciar politicamente da Galiza.

Na ânsia de inventarem a vossa pequena história alternativa não têm pejo algum em enlamear o nome de todos os habitantes ibéricos com termos de vulgares azeiteiros.

Anónimo disse...

Estou inteiramente de acordo com o ultimo e Ilustre Comentador - bem mais esclarecido que eu.

Só queria acrescentar - e para que eventuais Galegos e Portugueses Nortenhos que possam visitar esta Página não me interpretem mal - pois excesso de indignação, "perco por vezes a cabeça", ainda que a meu ver não tenha perdido a razão no assunto; dou este esclarecimento:

Claro que respeito muitíssimo a Antigo Reino da Galiza - Galécia (Desde o Rei Garcia) que mesmo após a fusão com a Coroa de Leão - era quem dava o Espírito e a Lingua á dita coroa Leonesa.

Como Respeito todos os dialectos Galegos, mais ou menos isolacionistas, como se respeita uma Mãe. E é assim que Lisboa e o sul devem encarar a Galiza (nem menciono o Porto e o Norte porque aí a amizade e o reconhecimento pela Galiza actualmente parecem-me óbvios e indicutiveis).

Acho que o "tenhem" ou o "Naçom" e todos os Verbos e todo o Léxico antiquíssimos merecem todo o meu respeito e toda a dignidade.

Se bem que alguma adaptação "Reintegracionista" por parte da Galiza com Portugal, ainda que sem perder a sua identidade, pode ser vantajosa para a preservação da identidade da mesma.

Até mesmo Lisboa, que não será Galega para a maioria, pode sê-lo pelo menos um pouco (ou terá uma Costela) - seja por alguma migração Portuguesa(Ex-Galega) nos alvores da nacionalidade (mas já com uma forte população Própria Moçarabe luso-hispânica), seja pela lingua que fala e que todos falamos: o Galego-Português.

Estando o Porto (Portucale), com Braga, Guimarães etc. ligado à criação de Portugal (uma parte da Galiza que se separa do Norte e que Políticamente deixa de o ser - e consequentemente, deixa de o ser Nacionalmente) seria de facto um "tiro no pé" da parte do Porto, de Braga, de Guimarães e do Norte renegarem aquilo que construiram e criaram - renegarem o Portugal que fizeram.

Mas não o é. Não o é porque seja o Porto(a sua População) e todo o Norte,ou seja, a esmagadora maioria das Pessoas Norte-Durienses não concorda com nada do que aqui é defendido.

Também nunca defenderei "Lusitanismos" tresloucados. Portugal é fusão de todo o Passado Ocidental e é a nova Nação do século XII.

Reafirmando esta linha e como muitos autores já têm defendido (é assunto posto no Blogue Regiões, não vamos aqui repetir-nos): Callaeci, Brácaros etc. designavam tribos especificas ou um conjunto de tribos distinguiveis no terreno. Já os Lusitani Pré-romanos remetidos nos ultimos séculos Antes de Cristo para zonas da Beira Interior (mas com Presença a Norte do Douro e a Sul no Alto Alentejo e Estremadura Espanhola) designavam um Conjunto de Tribos muito mais vasto que foram designadas com nome comum.

Por isso se pensa que os Callaeci, tribo ou tronco tribal que vai dar nome a toda a região onde habitam muitas outras tribos (Como mais tarde o herdeiro Portucale) será mais um Ramo da "nação" como os Brácaros e outros do mesmo Tronco comum, chame-se "Cónios" mais a Sul da Peninsula (Não é tribo, mas vasto conjunto de tribos) "Luci" ou "Lusitano" (também designativo de vasto conjunto de tribos - "nação" no centro-norte) ou chame-se-lhe "Dragani" mais a norte (Designativo também da Orla de Avieno - para ir buscar a fonte mais antiga) "Draganis" provavelmente também "Cónios" ou "Lusitanos" - chame-se "Lusitano" ou Cónio ao troco comum do Norte ao Sul na Origem Peninsular Ocidental. A Arqueologia no futuro há-de ainda fazer luz sobre o que já se sabe, colmatando as lacunas e as polémicas.

Já os Callaci, que etnicamente seriam "Dragani"- "Lucis" ou "Ligus" - em Avieno("Lusitanos")é uma tribo e não um conjunto de tribos - e provavelmente em parte, se não totalmente, etnicamente Lusitana na sua origem antiga. O que aconteceu é que viríam a dar Nome a uma Provincia onde existiam muitas outras tribos de identidade próxima e em pé de igualdade.

Seja como for, Portugal é a fusão de tudo e uma identidade Própria do século XII da nossa era, sejam quais forem as díspares posições de cada um de nós sobre Povos antigos e Arqueologia da Pré-História e do Portugal Proto-Romano.

E o Norte (e o Centro) fez este Portugal, distinguindo-o da Galiza nos séculos XI e fundamentalmente no século XII.

Bom, mas sobre o surgimento de Portugal, a importância do Norte para a Nação (O Norte é fundamental para o surgimento de Portugal como sabemos) e até pronunciando-se sobre os delírios racistas que aqui têm proliferado, já escreveu - e bem melhor do que eu, o anterior comentador.

Está tudo dito sobre o assunto.





Estes "Galaicos" continuam aqui a fazer confusões entre tribos e nações mais vastas

Anónimo disse...

A ultima frase "despegou-se" do texto. Não é necessária. Está tudo incluido e escrito acima.

Unknown disse...

So os imbecis é que pensam que Portugal era habitado pelos lusitanos... Alias, nem sei sequer se este povo realmente existiu uma vez que os autores dizem qe o mais provavel era serem povos ibericos que foram mais ou menos influenciados pelos celas.. Para os aSenjores espertinhos que andam ai a tratar de separatistas aos Minhotos/Galegos, fiquem sabendo que só um asno que nunca tenha visitado o Norte de Portugal pode ter seuqer duvidas de que o Mimho está profundamente marcado pelo cultura celta. Qualquer pessoa que tenha olhos na cara pode ver que o proprio folclore minhoto incorpora em si elementos que nos foram herdados dos celtas.. as danças representam ainda os ciclos inteminaveis da vida e das estaçoes etec.. As dezenas de castros, citanias e edificios pre-romanos.. Hoje vivo furioso pela igreja catolica ter queimado as nossas sacerdotisas celtas na fogueira por estarem apenas a agredecer a natureza a vida que dava ao mundo e pelo poder central de lisboa que se recusa a admitir que o povo lusitano nao passa de uma criaçao politica unificadora do pais em termos sociais.. Ou seja, uma manobra fascista.. De mais estranho verificar que Portugal se expandiu de Norte para sul e que hoje este mesmo Norte ve negada a sua identidade.. Nada de surpreendente se tivermos em conta que vivemos num pais governado por pessoas aterrorizadass com a ideia da regionalizaçao...

Anónimo disse...

De teorias não sei nada, só sei que quando migrei do norte para o sul, senti um choque.

O Galaico disse...

A questão mais engraçada e que ninguem se lembra de referir é que a dita DISTANCIA politica entre o Norte e a Galiza deve-se a factos muito menos gloriosos do que se ensinam na escola.

Talvez vos possa aclarar o pensamento quando vos figo que as autoridades Bracarenses viviam assustadas com o crescimento politico-económico da região Norte da Galiza (actual Galiza)onde mais tarde se inventou um milagre em compostela (ou alguem acredita mesmo em milagres?) para fazer renascer a fé cristã e daí partir para a reconquista.

Sim porque o reino da Gallaecia era o unico livre de ocupação Moura. Nunca foi ocupado por Mouros. Andaram em guerra por aqui mas D.Afonso 2 das asturias acabou por expusa-los rapidamente de ves.

Ora bem, como territorio chave para iniciar a reconquista, o papa oferecia as terras a sul a quem as conquistasse. Nada mais.

Portugal nasce da ambição de riquezas de Egas Moniz e de um rei que provavelmente era bastardo. Separam-se do Norte da Galiza por diferenças politicas e artimanhas.

Ou também acreditam que o que vem nas cronicas oficiais Portuguesas e que e tido como base onde o pais foi fundado é real?

Estou a falar do facto de D.A.E ter nascido deficiente e depois de uma estadia em tras-os-montes com egas moniz voltou saudável.. Esta escrito que foi a virgem que apareceu num sonho a moniz e que lhe prometeu a cura caso esse lhe construisse uma capela...

Assim dito assim feito...

E espantam-se que a mãe não gostasse dele... E que o estado tenha proibido o teste de ADN em 2005 aos restos dos 2 tumulos... Lol..

E espantam-se igualmente que cronicas da epoca comentem que o povo esta do lado de D.Teresa e que durante muito tempo consideravam D.A.H como um usurpador... Mas enfim.. ninguem podia lutar contra um exercito patrocinado pelo papa e os movimentos europeus motivados pelo saque das terras mozarabes,...

Ou.. esperem aí? pensavam que era por amor à lusitania e por fé em Deus??

Ahahah